O que é Twitter?

“Twitter é um serviço para amigos, familiares e colegas de trabalho comunicarem-se e manterem contato através da troca de respostas rápidas para uma simples pergunta: O que você está fazendo?

Enquanto a página inicial do Twitter apresenta a explicação acima, a definição mais propagada (e um pouco equivocada) é que o serviço oferecido é de “microblog”, já que as publicações não ultrapassam os 140 caracteres.

Um bom começo para entender “qual é” a do site, é entender o significado do seu nome. Twitter, em inglês, é o cantar entrecortado dos pássaros caracterizado por sons curtos, agitados e agudos. Por derivação de sentido, a palavra também é usada como “falar sobre coisas bobas e inúteis, normalmente de forma rápida e nervosa, numa voz aguda”. Essas definições podem ser encontradas no dicionário (monolíngue) Longman.

Ahhh… então é por isso que a arte gráfica do Twitter é cheio de passarinhos fofos?

Pois é.

A proposta de deixar a galera tagarelar à vontade por qualquer bobagem não é a única “utilidade” do serviço. O maior atrativo é a interação entre os twitteiros que recebem uns as mensagens dos outros, conforme o interesse em seguir ou não uma pessoa, comentando ou respondendo alguns tópicos lançados pelos amigos.

O Twitter já completou 2 anos de vida e cresce rapidamente desde o ano passado, virando o xodó de publicitários, jornalistas e marqueteiros em geral (Barack Obama, por exemplo, anuncia as novidades de sua campanha presidencial pelo site e é seguido por mais de 100 mil pessoas), tendo como aliado sua compatibilidade com diferentes plataformas e gadgets.

Resumindo para quem já perambula pela web há alguns anos: Twitter é um mirc bem mais divertido, portátil e prático que você escolhe quem participa do seu canal, além de personalizar com imagens e cores que preferir, sem agredir olhos alheios.

Interessou? Faça o cadastro.

Já está cadastrado? Sigam-me os bons!

Experimentou? O que acha?

Anúncios

8 Respostas

  1. Seguir a risca o significado “twitter”, entre falar coisas bobas e inúteis, acho meio medíocre.

    Ao que percebi, grande parte dos twitteiros fazem divagações sobre o seu trabalho, seu chefe ou outros assuntos pessoais mal resolvidos. O que não poderia dizer pessoalmente, o indivíduo, extravasa o stress confessando sua fúria neste blog de curtos caracteres.

    Também verifiquei que o público “G” faz parte de uma parcela significativa dos blogueiros tagarelos. Bom gosto e inteligência aguçada não lhes faltam. Mas um pouco de discrição em comentários não é nada mal. Afinal, os outros não precisam saber de seus fetiches sexuais. Já existe site de relacionamento tanto quanto os chat’s da vida.

    Por outro lado, tem aqueles que levam a coisa mais a sério e comentam novidades de mídia, atualização de seu blog, matérias de jornais, TV, cinema, ou seja, tudo o que rola no meio cultural e no mundo é deixado um link para que os outros seguidores leiam e discutam a informação.
    Uma ótima ferramenta de trabalho para publicitários, jornalistas e afins.

    Focar informações relevantes, penso que tem mais a cara do twitter.

    Não que um comentário engraçado não deva participar, entretanto, todos gostam de rir.

    Contudo: beba com moderação, ou melhor, digite com moderação…

  2. Diante das diversidades do “Twitter”, quero convidá-los a acrescentar um trabalho sobre “Criacionismo”, baseado em informações Bíblicas, sob a Égide do ESPÍRITO de CRISTO. É interdenominacional.
    Para conhecerem um pouco mais, acese “Provas da Criação, no Google.Este trabalho é gratuito mesmo; não aceitamos qualquer valor de contribuição financeira e estamos abertos ao diálogo e desafios .
    Sou pastor e jornalista. Faz parte também desta atividade o ministeriohorafional@hotmail.com , e o Jornal Hora Final. O título, se me permitem sugerir: “Tudo sobre Criacionismo ou mesmo Provas da Criação.” Este comentário
    é uma resposta ao recente e-mail do Twitter.
    Abraços,
    Anselmo Rafael Franco-” Provas da Criação”

  3. ministeriohorafinal | Responder

    Para conhecerem um pouco mais, “acesse”, e não acese,conforme esta escrito!

  4. ministeriohorafinal | Responder

    “Conforme está escrito”!

  5. Gostei da sua explicação.
    Com sua anuencia, vou publicá-lo em meu site, com as devidas créditos ao seu site.
    Grato pela bela matéria.

  6. achei que fosse uma besteira logo que entrei !!
    mas me surpreendi com o Twitter … não é apenas para se comunicar com os amigos , falando baboseiras como “o q vc está fazendo ? ” , optei por seguir assuntos de meu interesse , como cultura , notícias , e encontrei muita informação boa !!!
    minha dica é ” find interesses ” ( como a revista Bravo , a Prefeitura de S.P , Ministério da Cultura , revista Cult , jornal nacional) …e assim vc define o q vai ler no seu Twitter … os amigos são também bacanas de acrescentar , mas só os selecionados !!!

  7. Adorei o twitter e discordo de alguns posts acima quando dizem que é o local para se resolver problemas mal resolvidos…não penso assim, penso que as pessoas são livres para se expressarem, embora cada uma delas tem seu jeito próprio de demonstrar discrição, educação e intimidade…
    Twitter é a mágica de nos fazer sentirmos livres como os pássaros…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: