Dicas de podcasts

Acompanhar um podcast só passa a ter sentido quando por meio de um mp3 player. Independentemente do aparelho, é muito mais prático (e agradável) ouvir aquele programa preferido no trânsito, na academia, fazendo compras no supermercado e, claro, durante o trabalho ou outras tarefas não muito divertidas.

Como moderação não é o meu forte, recebo vários podcasts que normalmente diferenciam-se em: os musicais para não espantar a atenção e programas com entrevistas ou debates para espantar o tédio ou distrair em diversas ocasiões.

Nacionais

  • Monkey News

jose_simaoO programa da TVUol, comandado pelo colunista José Simão, pode ser baixado em áudio pelo iTunes (ou outro agregrador de preferência). Para quem já conhece a coluna do Macaco Simão na Folha de S.P., vale a pena ouvir as macacadas do colunista que são mais divertidas no programa e menos repetitivas. O único porém é o fato de  ser apenas o áudio do Monkey News, que sempre apresenta imagens hilárias enviadas pelos monkeynautas.

Duração média: 13 minutos.

Feed: http://rss.uolnews.com.br/podcast/monkeynews.xml

  • Ooops!

Ricardo Feltrim faz o que hoje é raro no jornalismo cultural brasileiro: cobertura de tv sem perder tempo com fofocas de celebridades e afins. A coluna Ooops! também faz parte da grade da TVUol e é disponibilizada em podcast em áudio. Boa pedida para acompanhar os bastidores dos principais canais de tv.

Duração média: 15 minutos.

Feed: http://rss.uolnews.com.br/podcast/ooops.xml

  • Semana Tech

Jornalismo Geek apresentado pelos editores da revista INFO com as novidades da semana em tecnologia, gadgets, internet.

Duração média: 28 minutos.

Feed: http://info.abril.com.br/podcast-semanatech.xml

  • Auto Falante

altofalanteProduzido em Belo Horizonte, o programa Alto Falante tem a edição televisiva (TV Cultura e Rede Minas) e a versão radiofônica (UFMG Educativa) que mantém o foco no melhor da música independente ou mainstream.

Duração média: 30 minutos.

Feed: http://www.gcast.com/u/altofalante/main.xml

Internacionais

  • fofFeast of Fools

Talk show de variedades voltado à comunidade gay, comandado pelo casal Fausto Fernós e Marc Fellion, o Feast of Fools vai ao ar de segunda à sexta com entrevistas, notícias incomuns e bate-papos engraçadíssimos. Ganhador do Podcast Awards três anos seguidos (2006, 2007 e 2008.) na categoria GLBT, o Feast of Fools já apresentou entrevistas com o escritor James St James (Party Monster), o ator George Takei (Star Trek, Heroes), a drag queen Ru Paul e o ator pornô transexual Buck Angel.

Duração média: 50 minutos; Idioma: Inglês

Feed: http://feeds.feedburner.com/feastoffools.xml

Musicais: Tanto o Sucka Pants, quanto o KEXP Song of the day enviam (quase) diariamente uma faixa de música independente por dia. Bom para conhecer novas bandas e estilos:

O último poderia ficar entre os nacionais, mas por ser produzido por um brasileiro que roda o mundo, merece uma destaque a parte:

  • LBFV – Las Bibas From Vizcaya

lbfvAté mesmo quem ainda não conhece as Las Bibas já foi influenciado pelas mesmas indiretamente; a maior prova da influência do podcast é o jargão beijomeliga, entre outros criados pelos personagens e participantes do programa. No ar pelo 5º ano e produzido pelo DJ George M, Las Bibas From Vizcaya são responsáveis também pela hilária trilogia de videos Vale Tudo Fia e por grandes crises de riso dos ouvintes.

Duração média: totalmente imprevisível.

Feed: http://lasbibasfromvizcaya.podomatic.com/rss2.xml

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: