Julgando o livro pela capa

Apesar do ditado dizer que não devemos julgar um livro pela capa, é impossível não ter uma primeira impressão com o acabamento de um livro.

Critérios literários à parte, uma boa capa além de atrair leitores (e colecionadores) pode também não repelir possíveis leitores. Afinal, alguém mais desatento não levaria muito a sério, por exemplo, as capas (abaixo) do romance Os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas ou a sátira política Revolução dos Bichos de George Orwell.

dumasorwel

Do mesmo modo, a série Harry Potter abusa dos desenhos coloridos nas capas dos 7 volumes, já que as histórias de J.K. Rowlling são voltadas ao público infanto-juvenil.

harrypotter

Mas e se os livros do Harry Potter recebesse um acabamento mais “adulto”? Foi esse o resultado das capas elaboradas pelo designer M. S. Corley ao procurar dar aos livros de Rowlling uma roupagem semelhantes às capas clássicas da editora Peguin:

harrypotterpeguin

Com capas assim, eu até me interessaria pelos livros do tal bruxinho.

(Via: M.S. Corley)

8 Respostas

  1. Sinceramente, a capa é o que primeiro me atrai. Vou na que eu julgar mais bonita/legal, essas coisas.
    Nem sempre capa bonita é igual a livro bom, mas não tive muitas decepções ainda.

    E eu também prefiro mil vezes essas capas repaginadas de HP do que as originais. Até as das edições de “luxo” americanas são melhores do que essas. Mas pior são as das edições originais inglesas. Nunca gostei delas.

    1. Taizze: Torçamos para que as editoras tenham mais criatividade ao elaborar as capas!
      Obrigado pela visita e comentário.
      Abraços.

      1. vc fala isso pq vc e um aspero esse livros foram feitos para adolescentes nao para velhos..

  2. A capa realmente ajuda a cativar um possível leitor.
    Algumas são tão atraentes que vc não resiste e tem que pegar o livro pra saber o conteúdo.
    Atualmente as capas estão mais elaboradas.
    As capas da década de 70, por exemplo, me dão medo…

    1. Karin: realmente é tanto capricho nas capas que corremos o risco de levar gato por lebre!
      Obrigado pela visita.
      Abraços.

  3. GOSTO DOS LIVROS COMO DOS FILMES MAIS ESSAS CAPAS “ADULTAS” NAO FAZ REALIDADE SUJIR COMO ELA NO LIVRO E NAO CHAMA ATENÇAO PELO MENOS A MINHA NAO

  4. achei essas capas muito simples para um livro tao bom como e harry potter .se eu visse um desses livros em uma livraria com certeza nao me entereçaria nem um pouco pelo livro…

  5. Eu, particularmente, não sou muito fã das capas atuais. Porém, essas são tão insossas que eu prefiro as outras coloridas. Mas uma coisa eu afirmo: As capas britânicas são de um mau gosto total. Não julgo livros pela capa. Pego, leio e construo minha opinião.

Deixe um comentário

