O agora de ontem

lestics-hoje01

O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente.

Mário Quintana.

Lestics já foi uma dupla; hoje é um quinteto. Antes havia apenas um compositor; hoje são quatro. Em 2007, a banda lançou os álbuns 9 sonhos e les tics, agora chegou a vez de Hoje que, assim como os anteriores, traz nove faixas.

Hoje oficializa a chegada dos novos integrantes que são Marcelo Patu (baixo e violão), Felipe Duarte (bateria) e Lirilestics-hoje02nha (guitarra e violão) ao lado dos fundadores Umberto Serpieri (violão, guitarra, teclado, gaita, escaleta e backing vocal) e Olavo Rocha (vocal).

As nove canções de Hoje mantém o estilo da banda ao reunir as referências pop, rock e folk para narrar pequenas histórias, sentimentos e inquietações humanas, mas dessa vez as faixas apresentam uma maior harmonia, provável conseqüência de uma maior maturidade.

E maturidade é o que não falta nas faixas do álbum, marcadas pelo conflito entre o passado e o presente como no clima de abandono da balada À espera de um fantasma ou a constatação de que o tempo passou em Velho: “A rotina pesa muito mais que de costume; O passado perde a forma e cresce no volume”.

Mesmo com o tom maduro, a banda não perdeu seu bom humor. Em Sem título número 4, com batidas compassadas de bateria e guitarra vem uma irônica receita de arte e uma interessante visão sobre o artista: “Artista é quem sofre elestics-hoje03 faz sofrer sem saber das doces verdades da vida; Nada toca mais seu coração que o sorriso amarelo da ferida”.

Plano de fuga, a faixa de abertura, é uma ode à esperança em uma cativante combinação de instrumentos sem soar repetitiva. Na sequência, a pop-rock Mania de Organização tem um dos melhores refrões do álbum: “Por fora tudo é simetria; Por dentro tudo é confusão; Parece pura ironia a sua mania de organização”.

O folk tão presente em trabalhos anteriores da banda ganha destaque em Idéias originais, cuja letra retoma também a criação artística: “As idéias originais amadurecem à noite e apodrecem cedo demais”.

Produzido e gravado no estúdio Nimbus, Hoje teve uma tiragem modesta e caprichada: são três capas diferentes criadas por Rodrigo Maragliano. E, assim como os trabalhos anteriores, o álbum está disponível para download no site oficial da banda e no Myspace para quem quiser apenas ouvir as músicas.

lestics_hoje

Após o onírico 9 sonhos e do conflito emocional de les tics, Hoje é um retrato das diferentes reações provocadas pelo passado: ora trazendo saudades, ora causando incômodo. É sobre aquele passado que volta e nos pega de surpresa ou daquela cobrança interna que tentamos esconder de nós mesmo; é um aviso de que o passado não morre e está sempre por perto, podendo aparecer – quem sabe – hoje.

Site oficial: www.lestics.com.br

Anúncios

Uma resposta

  1. Banda fantástica!! Em tempos atuais, quando somos afogados por sons horríveis de bandas medíocres metidas a filhinhos de papais rebeldes (usando converse), eis que surgem esses gênios que ainda nos fazem acreditar que há espaço pra boa música, e letras tão agradáveis e fortes quanto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: