Cadê o Não-Lugar?

Nos últimos dias notei uma considerável movimentação nos resultados de busca para este blog com uma dúvida central: onde será o Não-Lugar na edição 2009 do FIT?

O Não-Lugar, para quem não conhece, conhecido também como bar-cultural é o ponto de encontro noturno do Festival Internacional de Teatro de Rio Preto que, num mesmo local, mistura shows de bandas, djs, performances, instalações e afins. Em cada edição do FIT o Nã0-Lugar é instalado em local diferente e, muitas vezes, a localização influência a programação e ânimo dos visitantes.

Desde a criação, o bar-cultural foi batizado, em outras edições, de lugarUMBIGO, NãoLugar, Bararena, Olho, LugarNenhum e já passou por Clube do Lago, atual sede do SeMAE, buffet Manoel Carlos, bar Latex (na minha opinião, a melhor versão) e várias vezes no prédio da Swift. Mas neste ano, com a reforma da Swift (local mais provável) e possíveis reclamações com outras edições (distância, espaço, vizinhança), a organização do Festival escolheu a Praça Jornalista Leonardo Gomes – mais conhecida como Praça Cívica – para a instalação do Não-Lugar.

PracaCivicaA Praça Cívica – localização do Centro Cultural Profº Daud Jorge Simão, que abriga a Biblioteca Municipal e a Secretaria de Cultura (leia-se: Quartel General do FIT) – é uma escolha interessante pela localização de fácil acesso. Provavelmente a decisão foi reforçada com o uso da Praça no ano passado para eventos como Bienal e Virada Cultural que contaram com uma grande estrutura de tendas e arquibancada ao redor do palco do lago artificial  (esvaziado desde então).

Foto: Nílson Veiga Filho (Panoramio)

Foto: Nílson Veiga Filho (Panorâmio)

Mas a escolha do local gera algumas dúvidas. A primeira é em relação a segurança do local que, principalmente à noite, é conhecida por assaltos freqüentes e circulação de drogas pesadas. Mesmo com a presença de seguranças do FIT no local, os arredores – que provavelmente servirão de estacionamento – estarão a mercê de flanelinhas oportunistas e outros tipinhos que já habitam a região. Outra dúvida é: Não-Lugar em tendas? Será?

Falta menos de um mês para o FIT chegar e por enquanto a única movimentação na Praça Cívica é alguns reparos no gramado dos canteiros pela EMURB.

De qualquer forma, a programação do Não-Lugar neste ano é bem diversificada. As performances escolhidas são Bolha Luminosa – Experimentos: Transapiens, Baby Dolls – Uma Exposição de bonecas, Sienta La Cabeza, Parafolcórico Metal Madeira e Manifestos. Haverá também shows de Karine Alexandrino, Os Polydoros, Desde que o Samba é Samba, Tetine, Sinhô Preto Velho, Big Band La Cartelera SKA y Sus Limones Domingueros e discotecagem com os DJ’s Bocka, Cláudio Gorayeb, Mabel, Fábio Lopes, Jefferson D’Mello.

Anúncios

5 Respostas

  1. Eu acho que vai ser bacana!
    Pelo menos a bienal e outros eventos que já fizeram lá foi uma opção e local diferente que ficou bom.
    Vamos aguardar.

    1. Oi, Nathy!
      Também acho (e espero) que será bacana. Pelo menos a programação está interessante.

  2. Finalmente nesta semana a EMURB começou a “reforma” da Praça Cívica.

  3. Estive ontem nesse tal não lugar! Até então não entendia o porquê de não lugar, mas ontem consegui compreender melhor, mas sugiro aos organizadores usar outro nome que cairia melhor com não organização, pois fiquei uma hora e meia na fila somente pra compra ingresso e não consegui, pois a fila parecia um funil invertido eu até batizei a fia como a cultura brasileira, só peso que nas próximas edições tenha mais segurança e policiamento, pois não vi nenhuma viatura da policia militar e somente quatro seguranças que fazia a segurança não sei do que, pois ficavam ao lado da bilheteria, mas pessoas cortavam fila na frente deles e eles faziam de conta que nem era serviço dele ver isso. Não adianta um evento com nível mundial com organização de quermesse de bairro….

  4. […] os sábados do Não-Lugar são os mais concorridos: filas quilométricas, ingressos esgotados e indignação de quem ficou de fora. Apesar da possibilidade de comprar ingressos antecipadamente, a grande […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: