O instinto assassino por G.H.

Numa passagem de A Paixão Segundo G.H., de Clarice Lispector (obviamente um dos meus livros preferidos), G.H. discorre, tomada pelo pânico, sobre o inesperado desejo de matar. O texto de Clarice faz um retrato sublime de como a ira nos cega repentinamente:

O medo grande me aprofundava toda. Voltada para dentro de mim, como um cego ausculta a própria atenção, pela primeira vez eu me sentia toda incumbida por um instinto. E estremeci de extremo gozo como se enfim eu estivesse atentando à grandeza de um instinto que era ruim, total e infinitamente doce – como se enfim eu experimentasse, e em mim mesma, uma grandeza maior do que eu. Eu me embriagava pela primeira vez de um ódio tão límpido como de uma fonte, eu me embriagava com o desejo, justificado ou não, de matar.

Logo adiante, G.H. não resiste e comete o crime que, fora do contexto, pode soar cômico, mas somente uma escrita tão envolvente é capaz de tornar qualquer absurdo em um relato coerente:

Sem nenhum pudor, comovida com minha entrega ao que é o mal, sem nenhum pudor, comovida, grata, pela primeira vez eu estava sendo a desconhecida que eu era – só que desconhecer-me não me impediria mais, a verdade já me ultrapassara: levantei a mão como para um juramento, e num só golpe fechei a porta sobre o corpo meio emergido da barata.

Deixe um comentário

