Não-Lugar – dias 16 a 19 de Julho

Tendo como principal atrativo o espelho d’água desativado transformado em pista de dança e bar, o Não-Lugar entrou em funcionamento nesta 9ª edição do Festival Internacional de Teatro de Rio Preto no último dia 16 de julho com uma programação dividida entre performances, shows e dj sets, além de instalações audiovisuais.

Superando minhas expectativas em relação à estrutura, a organização do festival preferiu arriscar e manter toda a área do Não-Lugar descoberta, compensando o ambiente claustrofóbico da edição anterior.

Dia 16:

Bolha Luminosa01A noite começou com a performance Bolha Luminosa – Experimento Transapiens da Cia. Teatro Lumbra e o Clube da Sombra de Porto Alegre (RS) que com poucos elementos (uma grande bolha de plásticos, lâmpadas e três atores) projetavam fantásticas sobreposições de imagens em cores variadas sobre um bizarro experimento científico. Considerando o tema Instâncias da Subjetividade desta edição do FIT, a performance rendeu as mais variadas interpretações no público, mas é impossível negar que o efeito visual é fabuloso.Bolha Luminosa02

Logo em seguida, no palco principal, teve a apresentação da “mulher tombada” Karine Alexandrino em figurinos exagerados e vocal desesperado que, entre uma música e outra, fazia o público rir com aforismos e outras bobagens. Com o feroz sono de uma quinta-feira fui embora ainda durante o show, perdendo a apresentação do DJ Bocka.

Dia 17:

Atrasado, conferi – de longe – só o final do show de Os Polydoros que foi seguido pelo set do DJ Cláudio Gorayeb. Com público maior do que a noite anterior, o Não-Lugar teve momentos de lotação, mas sem exageros, apesar da surreal e demorada fila do banheiro masculino.

Fotos: Milena Aurea.

Dia 18:

Em toda edição do FIT, os sábados do Não-Lugar são os mais concorridos: filas quilométricas, ingressos esgotados e indignação de quem ficou de fora. Apesar da possibilidade de comprar ingressos antecipadamente, a grande maioria do público deixa para comprar na bilheteria do bar. Porém, com número limitado de ingressos por noite, quem deixou pra última hora acaba ficando de fora. E foi isso que aconteceu no último sábado: longas filas de fazer inveja ao Vila Dionísio.

Na programação da noite, no palco os espanhóis do Sienta La Cabeza preparavam os penteados esdrúxulos nos mais corajosos. Na sequência, com uma considerável (e um tanto irritante) demora imposta pela organização, o DJ Mabel tocou na pista um set burocrático, um pouco distante do que seu público já estava acostumado, mas mesmo assim a pista continuou cheia pela madrugada.

Dia 19:

A primeira apresentação da noite era do Parafolclórico Metal Madeira, de Rio Preto – que já tinha feito sua participação na abertura do FIT – então não me preocupei em chegar tão cedo, já que estava mais interessado em acompanhar o show Desde que o Samba é Samba. No entanto, acabei nem percebendo que o show acontecia devido ao aparente desânimo e baixo volume da apresentação.

Em plena véspera de segunda-feira, essa foi a noite mais vazia do Não-Lugar, sobrando pouca gente para o set do DJ Fábio Lopes.

Depois de três dias funcionando apenas como bar, as apresentações no Não-Lugar voltam hoje com a dupla Tetine, responsáveis por pérolas como Cereti (vídeo abaixo) e I Go To The Doctor, cantado pela funkeira Deise Tigrona.

Anúncios

2 Respostas

  1. hahaha você tinha que ver as fotos que tirei do Tetine!
    Ah, adorei o Não-Lugar desse ano. Mas tinha 2 problemas… Nenhuma área realmente coberta e o banheiro químico vazando xixi… dava pra pegar aids só de pisar em cima. haahha
    Beijo!

  2. Só passei pra ler vc!

    [ ]’s

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: