John Waters – Parte 4

Polyester (1981)

Francine Fishpaw (Divine) é uma dona de casa dedicada, casada com um proprietário de cinema pornô e mãe de uma ninfomaníaca e de um violento podólatra viciado em desinfetantes, que vê sua vida desmoronar com os protestos de defensores de filmes de classificação livre, a gravidez da filha e os ataques do filho como maníaco pisador de pés. Roubando a cena, surge a amiga confidente e ex faxineira Cuddles Kovinsky (Edith Massey com sua inconfundível atuação adoravelmente mecânica) – que ficou rica após receber herança de antigos clientes – para ajudar Francine a descobrir a traição do marido com a secretária.

Desiludida, Francine passa a beber compulsivamente e tenta suicídio enquanto o filho é preso e a filha é enviada para uma instituição religiosa administrada por freiras cruéis. Após uma sequência de desastres na vida da família, os problemas vão sendo aparentemente resolvidos, assim como Francine arruma um novo namorado, que na verdade é comparsa e amante de sua mãe para roubar o dinheiro recebido no divórcio.

Uma das atrações de Polyester quando foi lançado em 1981 é o cartão Odorama – que também acompanha a edição importada do DVD – que a partir de indicações numéricas na tela permite que o espectador sinta o cheiro característico da cena ao raspar o número correspondente no cartão, recurso bastante útil já que a protagonista está sempre intrigada ou incomodada com determinados vestígios olfativos.

Sexta long-metragem da carreira de diretor de John Waters, Polyester indica um início de suavização dos temas polêmicos e nonsense em seus filmes, assim como uma produção mais sofisticada, fugindo um pouco da caráter trash marcante dos primeiros filmes. O filme também rendeu trechos de diálogos usados na fantástica música Frontier Psychiatrist, do grupo eletrônico The Avalanches.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: